USE – União das Sociedades Espíritas do estado de São Paulo.
1º Congresso Estadual Espírita realizado em 1947
Essa demanda coletiva foi tema de importante tese do 1º Congresso Estadual Espírita realizado em 1947. Com a presença de 551 instituições espíritas, dirigentes de todo o Estado trabalharam arduamente para criar uma estrutura organizacional que fosse capaz de representar o movimento espírita paulista.
E foram essas mesmas entidades que patrocinaram a criação da USE. Nascida do acordo dessas entidades, a nova instituição proclamava aos espíritas paulistas a união sob a bandeira única da fraternidade.
União de Centros Espíritas do Estado de São Paulo
A USE não é um centro espírita, mas sim a União de Centros Espíritas do Estado de São Paulo, que, por meio de seus dirigentes e representantes, deliberam sobre o que é melhor para o movimento espírita estadual.
Sem impor ou interferir nas atividades das instituições unidas, sugere, orienta, aproxima e divulga experiências. Tem como principais objetivos promover a união e a unificação das instituições espíritas, difundir o estudo e a prática do espiritismo com base nas obras de Allan Kardec, promover a troca de experiências e realizar ações que não possam ser feitas de forma isolada pelos centros espíritas.
A USE é uma rede de relações sustentada pela solidariedade, que democraticamente orienta a construção de objetivos comuns entre as instituições unidas, visando sempre o trabalho cooperativo, a transparência e o não-personalismo.
A característica principal da USE é a descentralização e a representatividade do movimento espírita. As instituições espíritas, por meio de seus representantes, se reúnem localmente em órgãos denominados distritais, municipais ou intermunicipais.
Dimensão da USE e suas instituições
O conjunto de três ou mais órgãos locais formam um órgão regional. Atualmente, a USE conta com mais de 1.300 instituições espíritas unidas, coordenadas por mais de 130 órgãos. Visando dinamizar o movimento espírita paulista, os representantes dos órgãos locais e regionais formam os conselhos deliberativo e de administração que contribuem nas decisões.
Sendo um conjunto de centros espíritas, a USE incentiva seus membros a terem contato com outras instituições. E nisso permite a troca de experiências, além de possibilitar a realização de atividades que, separadas, não se poderia fazer. Tudo é feito de forma colaborativa, onde todos podem compartilhar experiências, falar e serem ouvidos.
Por exemplo, a USE realiza feiras, organiza congressos, promove cursos para trabalhadores e dirigentes e estimula intercâmbio de palestrantes entre centros espíritas. Dessa forma, o movimento espírita cresce, se conhece e se fortalece cada vez mais. A USE é uma rede, e como uma boa rede, é feita de nós.
Nós bem feitos partem de laços firmes, que, bem apertados, se unem com o propósito de deixar de lado o individualismo. Amor em atitude, respeito e compreensão. De mãos dadas, ombro a ombro, lado a lado, urgente, mas sem pressa.
USE. União em movimento.